Grupo de Trabalho e órgãos de fiscalização reúnem-se para alinhar ações de orientação aos agricultores

Prestar o máximo de informações nas mais diversas plataformas de comunicação aos produtores sobre o uso correto de defensivos químicos nas lavouras. Com este objetivo, o Grupo de Trabalho Alimento Seguro e órgãos de fiscalização reúnem-se pelo menos oito vezes por ano para sugerir as ações de orientação que serão passadas para os agricultores. Além da visita pessoal de um técnico da Emater-RS, o grupo decidiu recentemente que mensagens de vídeo e de áudio serão enviadas para alertar os produtores sobre os riscos do uso irregular de agrotóxicos, e salientar os benefícios da aplicação correta para os alimentos e, principalmente, para quem os consome.

Na abertura do último encontro, realizado em julho, o presidente da Ceasa Ailton dos Santos Machado destacou a importância desse monitoramento, lembrou o curso de Boas Práticas Agrícolas que capacitou cerca de 2,2 mil produtores (prerrogativa obrigatória para poder comercializar na Ceasa) e das cartilhas com informações sobre o tema entregues aos permissionários. A Ceasa solicitou à Emater-RS suporte e estrutura para os profissionais realizarem esse trabalho. Representantes do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, da Secretaria da Agricultura e da UFRGS participaram desse encontro.

 

 

Saiba mais

 

Objetivo

 

— O Grupo de Trabalho Alimento Seguro foi criado em janeiro de 2017 com o objetivo de debater, diagnosticar e propor ações visando mitigar inconformidades em resíduos de agrotóxicos em frutas e hortaliças. 

 

Quem participa?

 

— Técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS, Ceasa/RS, Emater/RS, Laboratório do Estado,  Crea/RS, secretarias de Saúde Estadual e Municipal de Porto Alegre, Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead), ligada ao Mapa, Ministério Público/RS, entre outros.