CEAGESP, 50 anos como referência em segurança alimentar

Inaugurada em 1969 após a fusão entre CEASA e CAGESP, a CEAGESP – Companhia de Entrepostos Gerais de São Paulo, completa 50 anos sendo uma empresa líder na área de entrepostagem e armazenagem e referência em segurança alimentar no Brasil e no mundo.

Vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a CEAGESP possui 13 entrepostos atacadistas de produtos hortícolas, sendo 12 no interior e um na capital, o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) que recebe diariamente cerca de 50 mil pessoas e 12 mil veículos e é considerado o maior da América Latina.

Mantém também a maior rede pública de armazéns, silos e graneleiros do estado com uma capacidade para estocar mais de um milhão de toneladas de produtos, distribuídos em suas 35 unidades, na capital e no interior.

Os números que correspondem ao volume comercializado de frutas, verduras e legumes (FLVs) e pescados nas 13 centrais de abastecimento alcançam a marca aproximada de 3,9 milhões de toneladas de alimentos comercializados/ano. Soma-se ainda, cerca de 1,1 milhão de toneladas de outros produtos agrícolas estocados em seus silos e graneleiros.

Sempre cercada por toneladas de alimentos desde sua criação, a CEAGESP não deixa de se preocupar com a questão da fome e do desperdício e desde 2003, com a criação do Banco CEAGESP de Alimentos (BCA), tem atendido milhares de pessoas em situação de risco alimentar ou de baixa renda. Por ano, centenas de toneladas de alimentos que iam para o lixo são transformadas em refeições para as famílias beneficiadas pelo programa.

Essa é a CEAGESP, que há meio século cumpre seu papel em assegurar que os alimentos saudáveis cheguem à mesa de todos os brasileiros.