Edição 27

Edição 27

“Planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes.” Essa frase de Peter Drucker descreve o espírito do Encontro Nacional da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento, no Rio Grande do Sul. A qualidade dos debates que realizamos me faz ter certeza de que estamos plantando nossas sementes corretamente e garantindo que nosso futuro seja repleto de boas colheitas.

Nessa edição, foram muitos os assuntos tratados. O Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) nos prestigiou com uma palestra sobre o papel das nossas centrais. Ficou claro como a aproximação com a Abracen é estratégica para a construção de uma política de abastecimento alimentar que atenda à segurança alimentar e nutricional.
A Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) também compartilhou uma importante informação: o aumento do excesso de peso entre os brasileiros – entre os homens, mais da metade está acima do peso. Por isso, foi lançada a Campanha de Consumo de Alimento Saudável, na qual as Ceasas terão participação relevante.
Temas como classificação e padronização de alimentos, monitoramento de agrotóxicos e rastreabilidade e alimento seguro também estiveram na pauta. Para finalizar, não poderia deixar de citar mais um avanço na concretização do PNA. Em novembro, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, publicou a Portaria 1.037, autorizando a criação de um grupo de trabalho para o PNA.
Durante o encontro, criamos seis subgrupos e escolhemos os coordenadores de cada um deles. Definimos prazos. Demos encaminhamentos. Enfim, estamos atentos para não perder esta grande oportunidade que nos foi dada de modernizar definitivamente o abastecimento alimentar brasileiro. Citando novamente Peter Drucker, “a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.” É isso que estamos fazendo.
Que em 2013 os frutos das sementes que plantamos em 2012 já comecem a nascer!

Compartilhar matéria:

Deixe seu comentário