Edição 25

Edição 25

Com o intercâmbio cultural e de informações, atualmente a quebra de barreiras vem se mostrando cada vez mais valiosa para o agronegócio. Através da troca de experiências, pode-se testemunhar, por exemplo, a trajetória de centrais de abastecimento como a de Pernambuco, que tem em sua bagagem nada menos que 50 anos de batalhas em busca da modernização de seu sistema agroalimentar.

De forma alguma pode-se deixar uma data em que se celebra um marco de 50 anos de experiências passar em branco. Merecidamente, a Abracen parabeniza o presidente da Ceasa pernambucana, assim como sua trajetória até os dias de hoje. Por tudo isso, será a Ceasa pernambucana a sede do Encontro da Federação Latino Americana de Mercados Atacadistas (Flama). O maior evento do abastecimento latino, o encontro reunirá, entre os dias 16 e 18/10, dirigentes e técnicos nacionais e estrangeiros para debater experiências, assim como o futuro dos mercados atacadistas na administração de políticas públicas com foco no abastecimento alimentar.

No mesmo espírito de globalização do conhecimento e de iniciativas de sucesso, foram idealizadas missões técnico-internacionais, em que, em duas viagens, visitas foram feitas aos mercados de Dubai (Emirados Árabes), Rungis (França), Berlim (Alemanha), Lisboa (Portugal), Aalsmeer, Amsterdã e Roterdã (Holanda), Milão e Bolonha (Itália).

Desta viagem o fruto mais valioso foram as referências trazidas destes pólos. Referências estas que se podem destacar como de alta aplicabilidade para todo o abastecimento nacional, como rotulagem e rastreabilidade; caixas paletizáveis, que agilizam a logística de perecíveis; climatização incluindo o uso de caminhões refrigerados por fornecedores e compradores; além da diversificação de produtos e de embalagens, principalmente nos setores de laticínios, flores, carnes e pescados.
De maneira geral, a democratização do conhecimento vem se tornando evidente em todas as partes do mundo. Prova disso é que o ano de 2012 ainda promete agenda cheia para a cadeia produtiva ligada ao abastecimento alimentar. Na esfera internacional, será organizada a Fruit Atraction. Realizada em Madri, entre os dias 24 e 26 de outubro, esta é uma feira internacional ligada à comercialização de frutas e hortaliças.
O PMA Fresh Summit, convenção e exposição internacional, será sediado pelo estado da Califórnia/USA, entre de 26 e 28 de outubro. Com mais de 18.500 profissionais da indústria de mais de 65 países, a convenção Fresh Summit oferece conexões globais, tendências de consumo e soluções inovadoras de negócios.
Com isso, constatamos que a quebra das barreiras é um movimento inovador que veio para modernizar o abastecimento como um todo. Seja em esferas internacionais, ou no Brasil, a democratização do conhecimento é mais do que necessária para celebrarmos cada vez mais sucesso para o agronegócio.

Boa leitura a todos!

Compartilhar matéria:

Deixe seu comentário