Saiba como escolher e preparar um delicioso bacalhau

Saiba como escolher e preparar um delicioso bacalhau

Almoço de páscoa é praticamente sinônimo de bacalhau, mas preparar bem o peixe é um procedimento que já começa na escolha. Primeiro atente-se a cor, que varia de acordo com o tipo de bacalhau que você está comprando. Nem sem sempre o mais branco é o melhor. Se o bacalhau tiver partes vermelhas ou pretas, não leve. É muito importante que o peixe esteja seco.

Para conservar o sabor do bacalhau, prefira dessalgar em casa. Lave em água corrente, retire a escama e as espinhas e coloque em um recipiente com água gelada e gelo. Deixe na geladeira enquanto dessalga. Troque a água pelo menos duas vezes ao dia. O temo de dessalgue vai de acordo com o tamanho do peixe, podendo varias de 24 a 72 horas.

Existem vários tipos de bacalhau. O original é o Cod (Gadus morhua) ou norueguês, proveniente do Atlântico Norte. Outros tipos vendidos como bacalhau são Saithe (que tem preço mais em conta), Zarbo (o menor, boa opção para fazer bolinho de bacalhau) e Ling (carne mais clara).

Receita

INGREDIENTES

1 posta de bacalhau (parte central ou filé)
4 dentes de alho
1 cebola grande
4 batatas grandes
Azeite a gosto
200 g de azeitonas pretas com caroço

MODO DE PREPARO
Escalde a posta de bacalhau até ficar bem macia, escorra a água e reserve. Cozinhe as batatas sem casca em rodelas grossas e reserve. Em uma travessa (de preferência de barro) coloque um pouco de azeite. Coloque as batatas espalhadas, formando uma camada. Coloque a cebola cortada em rodelas finas formando outra camada. Corte o alho também em rodelas finas e coloque metade espalhando sobre essas camadas. Coloque então a posta de bacalhau, e espalhe a outra metade do alho por cima e ao lado da posta. Por último, espalhe as azeitonas por todo o prato e regue com muito azeite. Leve ao forno bem quente e quando o bacalhau estiver dourado está pronto.

Receita retirada do site http://www.tudogostoso.com.br/

Compartilhar matéria:

Posts relacionados

Agradecimento do Presidente da ABRACEN Safra da goiaba reduz preço da fruta em 20% Presidente da Abracen visita Ceasa Curitiba Produtores da CeasaMinas destacam benefícios do Pronaf

Deixe seu comentário