Presidente da Abracen participa de reunião com ministra da Agricultura

O presidente da Abracen, Mário Maurici, e outros membros da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (Ceagesp) reuniram-se com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, para avaliar os impactos da crise hídrica no setor hortigranjeiro. A ministra pediu também informações sobre oscilações nos preços das frutas, legumes e verduras ofertados na Ceagesp em virtude da falta d’água em São Paulo. Para Anita Gutierrez, engenheira agrônoma da companhia, o risco da escassez hídrica afetar a produção é pouco significativo.

A equipe aproveitou para apresentar para Kátia Abreu o Horti Escolha, programa da ceasa para ajudar na escolha, aquisição, controle de qualidade e utilização de frutas e hortaliças frescas na alimentação escolar. Ela pediu que o link para o site do projeto fosse postado no hot site “Água na Agricultura”, lançado na tarde de quarta-feira (11).

Maurici destacou a necessidade de contar com um sistema de informações centralizado, com dados que englobem as 68 centrais de distribuição de alimentos do país e que auxilie tanto os produtores e o governo, como os comerciantes e consumidores. Já a ministra pediu que a Conab e a Ceagesp fizessem uma parceria para elaborar um Termo de Referência para o desenvolvimento de um software que atenda à demanda de um sistema unificado de informações, que ofereça um panorama da produção, do produtor ao varejista.

Kátia também solicitou a elaboração de um informativo, com os melhores períodos para consumo de determinados produtos, além de sugestões de alimentos que podem substituí-los em caso de alta nos preços devido à sazonalidade ou outras questões.

 

Compartilhar matéria:

Posts relacionados

Agradecimento do Presidente da ABRACEN Safra da goiaba reduz preço da fruta em 20% Presidente da Abracen visita Ceasa Curitiba Produtores da CeasaMinas destacam benefícios do Pronaf

Deixe seu comentário