Palestra de Manuel Estrada-Nora, presidente da WUWM, encerra o Encontro Nacional da Abracen

Palestra de Manuel Estrada-Nora, presidente da WUWM, encerra o Encontro Nacional da Abracen

Na sexta-feira (1), aconteceu o segundo e último dia do Encontro Nacional da Abracen – Edição Minas Gerais. A reunião aconteceu na Ceasa Minas, em Contagem, e os participantes puderam fazer uma visita técnica para conhecer o funcionamento do entreposto.

Após a visita, teve início a palestra “Geração de Receitas nos Entrepostos Atacadistas”,  realizada por  Manuel Estrada-Nora, atual presidente da União Mundial dos Mercados Atacadistas (WUWM). Manuel trouxe exemplos de casos de sucesso nos mercados de abastecimento da Espanha, país onde vive e atua no setor, e ressaltou que o crescimento econômico deve estar associado às questões sociais. “Na Espanha, a gente prioriza o desenvolvimento social, mas há, é claro, uma constante busca por crescimento econômico”, afirmou.

Estrada-Nora falou também sobre a  importância das associações, a exemplo da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), para o desenvolvimento pleno e conjunto das centrais, controlando, auxiliando e determinando um padrão de qualidade. A palestra, que será disponibilizada em breve no site da Abracen, foi bastante elogiada pela plateia.

Em seguida, Ricardo Amorim, responsável pela UAI Higienização e Logística, comandou o painel “Banco de Caixas Plásticas”. Em sua apresentação, ele afirmou que o banco de caixas pode ser modelo para as ceasas de todo o país e que a mudança deve ocorrer gradativamente. Entre as vantagens, estão a redução do lixo produzido, menor contaminação e diminuição na perda de alimentos.

O encontro se encerrou com o painel “Experiências dos Barracões do Produtor de Nova União e Onça Pitangui (MG)”. Produtores associados deram dicas sobre como modernizar a comercialização de frutas e hortaliças pode meio de classificação dos produtos, rotulagem adequada e padronização de embalagens.

Compartilhar matéria:

Posts relacionados

Gustavo Fonseca, presidente da Abracen, é eleito diretor da WUWM Início dos trabalhos no evento WUWM em Roma. CeasaMinas intensificará a fiscalização de embalagens Diretoria da CeasaMinas participa de evento sobre retomada econômica Venda de produtos japoneses cresce na CeasaMinas

Deixe seu comentário