Outubro Rosa: hábitos saudáveis podem ajudar a prevenir o câncer de mama

Outubro Rosa: hábitos saudáveis podem ajudar a prevenir o câncer de mama

O Outubro Rosa é o mês em que todas as atenções estão voltadas para o combate ao câncer de mama, segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. Pesquisas são feitas constantemente para identificar os fatores que causam o câncer e também o que pode ajudar na prevenção e tratamento.

As chances de curam aumentam consideravelmente quando a doença é identificada no início, por isso é fundamental que as mulheres façam o autoexame, apalpando os seios para identificar possíveis alterações. Em caso de dúvidas, deve-se consultar um médico imediatamente.

Quando se trata do câncer de mama, já se sabe que a genética, a idade – atinge principalmente mulheres acima de 35 anos -, não ter filhos e não amamentar são fatores que podem aumentar o risco. Porém, alguns hábitos como evitar o uso de álcool, praticar atividade física e uma alimentação saudável são alguns dos fatores que funcionam como prevenção ao câncer de mama. Mas lembre-se: nada substitui o exame de toque e a mamografia, que continuam sendo a melhor maneira de se proteger.

Frutas vermelhas: são ricas em antocianinas, substância que retardam o crescimento de células pré-malígnas.

Vegetais crucíferos: brócolis, repolho, couve, couve-flor contem fitoquímicos, apontados como fator protetor nas neoplasias mamárias.

Ômega 3: pesquisadores americanos descobriram que óleo de peixe pode diminuir em até 32% as chances de câncer de mama.

Soja: a soja é rica em estrógenos vegetais semelhante ao estrógeno, mas que não aumenta a proliferação de células mamárias, fator que aumenta as chances de câncer de mama.

Compartilhar matéria:

Posts relacionados

Agradecimento do Presidente da ABRACEN Safra da goiaba reduz preço da fruta em 20% Presidente da Abracen visita Ceasa Curitiba Produtores da CeasaMinas destacam benefícios do Pronaf

Deixe seu comentário