Novembro Azul: alimentos podem prevenir o câncer de próstata

Novembro Azul: alimentos podem prevenir o câncer de próstata

Depois do Outubro Rosa, um mês inteiro dedicado a combater o câncer de mama, é a vez do Novembro Azul, onde campanhas contra o câncer de próstata invadem o país. Homens com mais de 45 devem fazer o exame para diagnóstico precoce da doença. O tumor é o sexto mais comum no Brasil e atingiu cerca de 60 mil homens no ano passado.

A próstata é a glândula sexual localizada na base da bexiga. As causas do câncer de próstata estão ligadas à idade, predisposição genética e disfunções hormonais, além de má alimentação. Por isso é muito importante ter uma alimentação saudável como aliada na prevenção não só do câncer, mas de várias doenças. Na lista abaixo você confere alguns alimentos que ajudam a fortalecer o organismo contra o câncer de próstata.

Tomate: contém carotenoide licopeno. Uma pesquisa realizada pela universidade norte-americana de Havard mostrou que homens que consomem 10 refeições semanais que contenham tomate e seus derivados tem menos 1/3 de chances de contrair câncer de próstata.

Brócolis: famoso no combate ao câncer de mama, o brócolis é também aliada na prevenção ao câncer de próstata devido a uma substância com enxofre chamada de “sulforafano”, que age nos danos das células.

Chá Verde: o chá verde tornou-se bastante popular entre os que querem perder peso, mas também se destaca contra o câncer graças à suas propriedades antioxidantes. Estima-se que consumir cinco ou mais xícaras de chá verde por dia reduz pela metade a chance de câncer de próstata.

Alho e cebola: esses dois podem reduzir em até 30% as chances de câncer de próstata, pois seus compostos sulfurosos e nutrientes antioxidantes impedem a ação dos radicais livres.

Romã: ricas em antioxidantes, punicalagina e ácido elágico, fitonutrientes essenciais contra o câncer, em especial de mama, cólon e próstata.

Compartilhar matéria:

Posts relacionados

Agradecimento do Presidente da ABRACEN Safra da goiaba reduz preço da fruta em 20% Presidente da Abracen visita Ceasa Curitiba Produtores da CeasaMinas destacam benefícios do Pronaf

Deixe seu comentário