Dia das Mães movimenta Mercado de Flores

Dia das Mães movimenta Mercado de Flores

O Dia das Mães é uma celebração à maternidade. Nesta data tão especial, o Mercado de Flores e Plantas Ornamentais da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) registra um aumento significativo de vendas, devido a tradição de presentear ou de completar as lembranças com flores, pois elas possuem uma simbologia de carinho e afeto muito fortes.

Os principais produtos ofertados neste período são as rosas de corte, Alstroemeria, lisianthus, gérbera e lírios. Há também procura por flores envasadas, como as begônias, os lírios, calandivas, violetas, e o destaque para as orquídeas das espécies Phalaenópsis e os Cymbidiuns.

Segundo o coordenador do Mercado de Flores da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), Fábio Frainer, espera-se um aumento nas vendas na faixa de 5% a 7%. “Só no mês de maio, são comercializados aproximadamente 1.300.000 botões de rosas. Desse total, quase 500.000 são vendidos na semana do dia das mães; quase 40%”, comentou.

Ainda de acordo com o coordenador, se compararmos a semana do dia das mães comoutras, o volume total ofertado de flores e plantas é 66,74% maior. “Nesta semana são comercializados quase 700.000 vasos de flores, 250% a mais do que em semanas normais”, disse.

EnviarPara Elisabete Victor, paisagista do box Tropical Plantas, a data para os floricultores equivale ao Natal para o comércio. “A demanda é muito grande, para atender atende-la, há uma programação feita com antecedência. Isso não impede que algumas pessoas comprem de última hora, antes do tradicional almoço com a mãe no domingo”, ressalta.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Floricultura, o mercado de flores é uma importante engrenagem na economia brasileira, responsável por 215.818 empregos diretos, 78.485 (36,37%) relativos à produção, 8.410 (3,9%) relacionados à distribuição, 120.574 (55,87%) no varejo, 8.349 (3,8%) em outras funções, em maior parte como apoio.

Horário

O Mercado de Flores da Ceasa-Campinas vai funcionar em horário normal para o público em geral: às segundas e quintas-feiras, das 13h às 16h30 às terças, quartas e sextas-feiras, das 8h às 16h30 e aos sábados das 8h às 13h. O telefone do Mercado de Flores para outras informações é o (19) 3746-1047.

Serviço

O Mercado que movimenta uma média de 6 mil toneladas por mês, em torno de R$ 10 milhões mensais. Tem mais de 11 mil clientes cadastrados como paisagistas, arquitetos, hotéis, decoradores, empresários, supermercados, floriculturas, etc. Recebe mais de 30 mil pessoas por mês abastecendo as 5 regiões do País.

É completa: conta com mais de 20 mil itens de flores cortadas e em vasos; plantas ornamentais, forrações, mudas diversas e frutíferas, além de outros 5 mil produtos de acessórios para decoração, eventos, paisagismo e acabamento de arranjos e cestas.

Inaugurado em 1995, o espaço tem 504 pontos de venda (boxes) e cerca de 350 atacadistas (permissionários) que comercializam produtos vindos de quase 70 municípios e do exterior, como Colômbia e Equador. É o principal espaço de escoamento dos produtores de flores de Atibaia, a 2ª maior região produtora do setor no país.

Compartilhar matéria:

Posts relacionados

Agradecimento do Presidente da ABRACEN Safra da goiaba reduz preço da fruta em 20% Presidente da Abracen visita Ceasa Curitiba Produtores da CeasaMinas destacam benefícios do Pronaf

Deixe seu comentário