Conheça os benefícios dos alimentos funcionais

Conheça os benefícios dos alimentos funcionais

Os alimentos funcionais são importantes na manutenção do organismo e estão associados à diminuição do risco de ter câncer e diabetes. A sardinha, a soja, e as frutas vermelhas são alguns exemplos de alimentos que têm essas funções. Veja mais sobre algumas da propriedades e benefícios desses e outros produtos da categoria.

A soja e seus produtos derivados como leites ou carnes do grão, contém proteínas que agem na redução do colesterol.

Alguns peixes como a sardinha, salmão, atum e anchova são muito ricos em ômega 3, elemento ligado ao bom desenvolvimento do cérebro.

A maçã, o manjericão e o caju são outros produtos que trazem bons resultados se consumidos com regularidade. Eles são reconhecidos cientificamente por seus antioxidantes, que agem protegendo o organismo contra doenças degenerativas.

As frutas vermelhas como cereja, amora e a framboesa têm em comum a catequina, propriedade que estimula o sistema imunológico e também é antioxidante. O tomate, a goiaba e o pimentão vermelhos, e a melancia, são fontes de licopeno, e têm ações similares às das frutas vermelhas.

Os cereais como a aveia, e o centeio; e as leguminosas feijão, soja e ervilha tem fibras solúveis e insolúveis, que agem respectivamente no controle da glicemia e melhora do funcionamento intestinal.

O alho e a cebola são aliados para se controlar a pressão sanguínea, pois possuem alílicos, que também reforçam o sistema imunológico.

Evitar ingerir frituras e processados é uma alternativa junto ao consumo regular de alimentos funcionais, de ter uma saúde melhor.

Compartilhar matéria:

Posts relacionados

Agradecimento do Presidente da ABRACEN Safra da goiaba reduz preço da fruta em 20% Presidente da Abracen visita Ceasa Curitiba Produtores da CeasaMinas destacam benefícios do Pronaf

Deixe seu comentário