2º Encontro ABRACEN 2018 – CEASA/SC

2º Encontro ABRACEN 2018 – CEASA/SC

Aconteceu de 11 a 12 de junho o Encontro Nacional da Abracen (Associação Brasil das Centrais de Abastecimento) e Brastece (Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento) em Florianópolis (SC), com a presença de representantes de centrais de abastecimento de todo o Brasil.

 O Sr. Gustavo Melo (CEASA – PE), presidente da Abracen, discutiu com os demais participantes, o novo regimento interno da Abracen, que foi aprovada em reunião interna ocorrida no dia 12/6. No dia anterior, o evento foi aberto com a presença do secretário de Agricultura e Pesca de Santa Catarina, Sr. Airton Spers, que proferiu a palestra de abertura.

 Encontro foi organizado pelo presidente da CEASA – SC, Sr. Agostinho Pauli, onde estiveram presentes ainda o Sr. Waldir Lemos (presidente da Brastece), o Sr. Sr. Johhni Hunter Nogueira (presidente da CEAGESP), entre outras autoridades.

 ATIVIDADES

 Entre os painéis programados do evento, houve a palestra sobre Rastreabilidade, com apresentação do Ibrahort (Instituto Brasileiro de Horticultura). As empresas privadas, Zetco Soluções e a Atco Plástico também estiveram presentes ao evento, onde realizaram painéis sobre energia limpa e novos sistemas de embalagens, respectivamente.

 Ainda no primeiro dia de evento, o Eng. Agrônomo, Albanez de Sá (Diretor Técnico da CEASA – SC) traçou um panorama sobre o entreposto local, para onde também houve uma visita técnica.

 As atividades no último dia do encontro se iniciaram com uma palestra sobre a incidência do PIS/COPFINS, ministrada pelo Dr. Luiz Santos (Gerente Contábil da CEASA – PE), sobre a recuperação de despesas e logo em seguida, foi aberto espaço para o Eng. Agrônomo Carlos Ramos Venâncio (Coordenador Geral de Agrotóxico/MAPA) palestrar sobre o registro e fiscalização de agrotóxicos.

 À tarde, do dia 12 de junho, o campo social foi abordado pelo Dr. Fernando (Diretor SESC – SC), que proferiu uma apresentação do Programa Social Parceria CEASA – SC e Mesa Brasil SESC. Essa parceria resulta hoje em mais de 100 toneladas de alimentos arrecadados e distribuídos mensalmente para 18 mil pessoas atendidas pelas instituições sociais cadastradas, contribuindo também para a mudança de uma realidade local.

Logo após, o Sr. Ricardo Furtado (Instituto CEASA – MG) palestrou sobre sustentabilidade, com o tema “Evitando o Desperdício” e às 16h, foi aberto espaço para a cultura, que foi representada pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

Após as apresentações, aconteceu a assembleia geral extraordinária da Abracen, quando foi discutido o novo regimento interno da entidade, e ao final, uma reunião conjunta entre membros da Abracen e Brastece.//

 

Luciana Souza Damasceno Casa

 

Compartilhar matéria:

Deixe seu comentário